top of page

Pedrita é parceira no projeto de implantação do Parque Morro das Pedras

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Foram retomadas nesta semana as obras para implantação da primeira etapa do Parque Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Os trabalhos contam com apoio da Pedrita, que vai disponibilizar equipamentos e insumos para execução do projeto. Nos últimos dias, máquinas da prefeitura e da Pedrita realizaram o desassoreamento de um canal, a limpeza de valas, a raspagem do mato invasor e o nivelamento de solo na praça de lazer do parque, onde funcionará o campo de futebol e a quadra de vôlei de areia. A ideia é de no próximo dia 21 de setembro fazer um evento de celebração com apresentações culturais, entre elas do projeto “Sucateando - A Música Sustentável”, idealizado pelo músico pernambucano e ex-morador do Morro das Pedras Nido Pedrosa, e já com áreas esportivas, pórtico, passeios e palco disponíveis para a comunidade.

“A Pedrita é parceira de diversas ações de desenvolvimento comunitário realizados pela associação nos últimos 20 anos e são muitos os depoimentos de antigos moradores sobre os apoios fornecidos pela empresa para o desenvolvimento da comunidade. Desta forma, quando a atual diretoria procurou a empresa relatou este histórico positivo e convidamos para ser uma das empresas apoiadoras do Parque Morro das Pedras”, recorda André Luiz Vieira, presidente da Associação Comunitária Morro das Pedras (ACMP) na gestão 2017/2018 e reeleito para o período 2019/2020.

“A ACMP, que existe há mais de 45 anos e desde 1982 é reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, considera fundamental esta ação da empresa em apoiar e participar do diálogo com as comunidades visando ao desenvolvimento local e à qualificação e preservação das áreas públicas”, acrescentou André Vieira.

História

O projeto integral do Parque Morro das Pedras tem um cronograma de 30 anos para a sua completa implantação. Porém, tem um previsão de três anos, que completam-se em 2020, para a entrega da praça de lazer do Parque do Morro das Pedras como primeira etapa de obras, segundo o presidente da associação. "Adotamos o conceito antigo de quermesse de igreja, pelo qual dinheiro não é apresentado em nenhum momento, mas sim o desejo de fazer o bem para a comunidade beneficiando o máximo de pessoas através da qualificação do espaço público", observou Vieira. A retomada dos trabalhos nesta semana foi mais um passo na consolidação deste sonho que começou em 2011. 

Naquele ano, a comunidade passou a pleitear a qualificação do espaço público pertencente à prefeitura como uma área de lazer e parque de preservação. “A Associação Comunitária do Morro das Pedras sempre esteve liderando esta luta comunitária e nas eleições de 2016 fez os candidatos a prefeito assinaram carta compromisso de tornar realidade o desejo do parque”, lembra Vieira.

Eleito, o prefeito Gean Loureiro atendeu ao pedido da comunidade do Sul da Ilha e autorizou, em 2017, a realização do evento Viradão Criativo, visando a, em uma parceria entre o Poder Público e a comunidade, pensar de forma conjunta a qualificação do parque. “Em 7 de setembro de 2017 mais de 600 pessoas de diferentes escolas, comunidades, bairros do Sul da Ilha e lideranças ambientais e demais moradores do Morro das Pedras opinaram e construíram o conceito do local como parque de lazer e preservação ambiental”, recorda o presidente da ACMP.

Duas semanas depois, em 21 de setembro, foi oficialmente entregue ao prefeito o projeto do conceito do parque. “Diversas entidades uniram-se para tornar realidade o desejo comunitário e, através de doações de empresas, foi possível arrecadar recursos financeiros para pagar o desenvolvimento do projeto arquitetônico, que, no final do ano de 2018, foi entregue para aprovação pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano”, acrescenta Vieira. Em 26 de fevereiro deste ano foi assinado o decreto municipal 19.971/2019 criando oficialmente o Parque Morro das Pedras.




57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page