Neste sábado, 28, à tarde será oficialmente inaugurado o novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, mais uma grande obra na Grande Florianópolis que contou com a participação da Pedrita. Além de fornecer o material pétreo e o asfalto para as pistas, pátio de manobras e estacionamento do aeroporto, a Pedrita também está providenciando os mesmos materiais para as empreiteiras contratadas pelo Governo do Estado para executar a rodovia de acesso ao terminal, ligando os bairros Carianos e Tapera, no Sul da Ilha, O novo acesso ficará totalmente pronto, com pistas duplas, em março do ano que vem. Até lá, estará com trânsito liberado com pistas simples.
Um das empreiteiras parceiras da Pedrita para a construção do acesso foi a Engeplan, que neste sábado, desde as 7h, fez uma força-tarefa para checagens e acabamentos visando a liberar o trânsito a partir das 14h, relatou o engenheiro Fernando Vetter, da Engeplan. O trecho de 1,4 quilômetro foi o último licitado pelo Estado, tendo sido homologado em outubro do ano passado. Até o momento, a Pedrita forneceu em torno de 360 mil toneladas de britas e 2 mil toneladas de asfalto usinado para construção do novo acesso. No domingo, haverá uma programação festiva de inauguração voltada ao público e na terça-feira, 1º, de madrugada os primeiros voos começam a operar no novo terminal.
Com o novo acesso ao aeroporto, a população ganhará mais mobilidade e qualidade de vida: “Neste primeiro momento de liberação já será possível aliviar boa parte do intenso volume de tráfego da rodovia SC-405, desviando pela nova via os usuários do Sul da Ilha, especialmente da Tapera, Ribeirão da Ilha e Campeche”, explicou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. Após a conclusão total, o novo acesso deverá absorver 60% do tráfego da região, que é de aproximadamente 40 mil veículos por dia. Além disso, haverá redução de 22% no custo dos deslocamentos no trecho — menor tempo e gasto de viagem.
Comments