Materiais da Pedrita garantem liberação do novo acesso ao aeroporto



Neste sábado, 28, à tarde será oficialmente inaugurado o novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, mais uma grande obra na Grande Florianópolis que contou com a participação da Pedrita. Além de fornecer o material pétreo e o asfalto para as pistas, pátio de manobras e estacionamento do aeroporto, a Pedrita também está providenciando os mesmos materiais para as empreiteiras contratadas pelo Governo do Estado para executar a rodovia de acesso ao terminal, ligando os bairros Carianos e Tapera, no Sul da Ilha, O novo acesso ficará totalmente pronto, com pistas duplas, em março do ano que vem. Até lá, estará com trânsito liberado com pistas simples. “Se não fosse a agilidade e a capacidade de liberação de materiais pela Pedrita, este acesso parcial não estaria liberado neste sábado”, comenta a gestora da Pedrita, Regiane Baumgartner, que acompanhou de perto o andamento dos trabalhos, tanto no terminal quanto no acesso.

Um das empreiteiras parceiras da Pedrita para a construção do acesso foi a Engeplan, que neste sábado, desde as 7h, fez uma força-tarefa para checagens e acabamentos visando a liberar o trânsito a partir das 14h, relatou o engenheiro Fernando Vetter, da Engeplan. O trecho de 1,4 quilômetro foi o último licitado pelo Estado, tendo sido homologado em outubro do ano passado. Até o momento, a Pedrita forneceu em torno de 360 mil toneladas de britas e 2 mil toneladas de asfalto usinado para construção do novo acesso. ​No domingo, haverá uma programação festiva de inauguração voltada ao público e na terça-feira, 1º, de madrugada os primeir​os voos começam a operar no novo terminal.

Com o novo acesso​ ao aeroporto​, a população ganha​rá​ mais mobilidade e qualidade de vida: “Neste primeiro momento de liberação já será possível aliviar boa parte do intenso volume de tráfego da rodovia SC-405, desviando pela nova via os usuários do Sul da Ilha, especialmente da Tapera, Ribeirão da Ilha e Campeche”, explic​ou​ o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.​ Após a conclusão total, o novo acesso deverá absorver 60% do tráfego da região, que é de aproximadamente 40 mil veículos por dia. Além disso, haverá redução de 22% no custo dos deslocamentos no trecho — menor tempo e gasto de viagem.

32 visualizações

Endereço Rio Tavares

Rod Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga, 2146

Rio Tavares - Florianópolis, SC - CEP: 88048-300

(48) 3231- 4500 

Endereço Biguaçu

Rod BR-101, km-186

Tijuquinhas - Biguaçu, SC - CEP: 88160-000

(48) 3285-0092

  • Facebook - Círculo Branco